Entendendo o Jogo #1

 

Olá pessoal! Meu nome é Handré Vinicius e sou jogador de BS aqui do RJ. Hoje venho explicar um pouco sobre ordens e prioridades na resolução de efeitos do jogo. Tive grande ajuda do amigo Kleber Kennedy (do canal de youtube The Game of Cards) em algumas questões deste artigo.

A PILHA

Uai, mas o que é pilha?!?!?!

Imagina você com uma penca de livros para ler da faculdade em cima da sua mesa, um sobre o outro e esperando para serem lidos conforme seu interesse. De forma parecida é a pilha no Battle Scenes. Embora a palavra “PILHA” não exista oficialmente, ela existe a partir do momento em que temos um ou mais efeitos desencadeados para serem resolvidos. Do mesmo modo que o dono dos livros escolhe a ordem de como são lidos, o controlador da fase ou da etapa escolhe a ordem como esses efeitos se resolvem. Vejamos um exemplo abaixo que o cenário já esteja em jogo antes da entrada do personagem (ambos pertencentes ao mesmo jogador):

Quando Pyro é colocado em jogo ambos os efeitos são ativados ao mesmo tempo (o efeito de Pyro que causa 2 de dano com sua entrada e o 2º efeito do cenário de procurar em seu deck por um personagem com a filiação Irmandade de Mutantes). Com isso, o controlador da fase escolhe a ordem com que eles vão se resolver (Pyro causa os 2 e depois o jogador faz a busca ou ao contrario). Depois de escolhida a ordem, um a um eles vão se resolvendo e saindo da pilha. Com a pilha limpa o jogador pode seguir seu turno em frente (ele não pode usar ações e nem baixar cenários, suportes e ou personagens em quanto existem efeitos na pilha).

Regra 1 da pilha: Quando 2 ou mais efeitos se desencadeiam ao mesmo tempo, o controlador da Fase ou Etapa escolhe a ordem como se resolvem independentemente de quem controla a origem dos efeitos.

Vamos complicar um pouco as coisas agora:

O jogador em posse do turno coloca Pyro em cena com seu adversário tendo em mesa Mina Explosiva. Ambos os efeitos se desencadeiam e o controlador da Fase escolhe a ordem como os efeitos irão se resolver.  Ele resolve que Pyro causara primeiro os 2 de dano na Mina explosiva, fazendo com que ela seja destruída e colocada nos recursos de seu dono. Fim de tudo? Não. Independente de Mina Explosiva não estar mais em jogo e seus cards não puderem mais ser descarregados seu efeito ainda deverá ser resolvido já que ele foi desencadeado. O card não poderá ser descarregado mais dela, porem ela ainda causará 1 de dano penetrante no Pyro (os cards que deveriam ser descarregados faziam parte do efeito, não era um custo)

Regra 2 da pilha: Quando a origem de um efeito desencadeado sai de cena (antes do seu efeito ter sido resolvido) seus efeitos ainda serão resolvidos, independente dos seus efeitos não poderem ser resolvidos por completo. O mesmo também vale para um personagem que usa uma ação e sai de cena ou para um card de habilidade que é usado e descarregado antes de seu efeito ser concluído.

Exceções:  em alguns casos, alguns efeitos desencadeados ainda precisarão ter algumas exigências cumpridas. Se essas exigências não puderem ser cumpridas o efeito será removido da pilha.

Exemplo: O jogador coloca em cena Homem de Gelo e seu adversário controla o Homem Aranha (Múltiplas identidades) e ambos os efeitos vão para a pilha. Como controlador da fase, o jogador faz com que o Homem de Gelo incapacite em 2 o Homem Aranha. Tendo isso resolvido, o efeito do Homem Aranha parte para a tentativa de resolução. Como é impossível o Homem Aranha ser incapacitado em 1, e o próximo efeito é dependente desse ato, seu efeito é removido da pilha.

Bem, agora caminhemos para a regra 3 da Pilha:

Com deflagrar o caos na mesa um jogador usa a ação Investigação Silenciosa com um personagem. Ele olha os 3 cards, coloca um deles no topo o outro na base do deck e….PARA. Nesse exato momento deflagrar o caos é deflagrado (piadinha com trocadilho) por conta do card colocado na base do deck. O Jogador da uma PAUSA no efeito de Investigação Silenciosa e começa a resolver os efeitos de Deflagrar o Caos. Com isso, ele tomba para os recursos o cards que tinha colocado no topo do deck por conta da Investigação Silenciosa. Feito isso, o efeito de Deflagrar o Caos é removido da pilha (já que foi resolvido totalmente) e damos continuidade a resolução de Investigação Silenciosa. O jogador coloca o ultimo dos 3 cards observados nos recursos e finalmente compra um card. UFA!!!

Regra 3 da pilha: Quando um efeito é ativado no meio de um outro efeito, damos uma pausa na resolução do primeiro e começamos a resolver o segundo. Com o segundo efeito resolvido, damos continuidade ao efeito inicial.

Outro exemplo:

Imagine a situação em que você, na etapa de antecipação do adversário, fez aquela Enfermeira marota salvando seu personagem e carregando ela com o cubo.  OK! Na sua etapa de ataque você faz a surpresa:

 

Surprise Mutherfucker!!! Você anuncia Saúde de Ferro, você a carrega e …. PAROU, o efeito de carregar 2 cards em um personagem com regeneração é ativado. Você carrega 2 cards (um deles sendo a Cólera e outro qualquer). Depois de resolvido você volta ao efeito inicial que ainda pede para você descarregar um card. Você pode deixar no personagem o cubo, a cólera e mais um card e descartar a saúde. Feito isso, finalize um ótimo ataque com a Enfermeira usando Cólera Solitária com o bônus de +1 do Cubo.

Contato:

https://www.facebook.com/handre.macedo

 

Anúncios

6 comentários em “Entendendo o Jogo #1

  1. Muito bom mesmo!! Mas essa “descarregada” do exemplo 3 foi efeito de que? Aconteceu na sua fase de antecipação, do turno do oponente? (porque, em tese, não poderia ser do cubo, já que não há fase de ajuste do controlador da antecipação)

    Curtir

    1. Jean, me referi a quando seu adversário antecipa e vc salva o personagem com a enfermeira. O descarregar e referente ao Card que tem que sair por conta da saúde de ferro

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s