Entendendo o Jogo #2

Olá a todos! Meu nome é Handré Vinicius e sou jogador de Battle Scenes aqui em Niterói-RJ. Preparei esse pequeno texto como uma ajuda para entender melhor alguns conceitos do jogo que, algumas vezes, não estão tão bem definidos assim perante as regras. Agradeço ao Kleber Kennedy( do canal de youtube The game of cards) por ajudar com algumas questões do texto.

Efeitos Desencadeados e Estáticos

No mundo de Battle Scenes muitas vezes os efeitos não vão se resumir apenas as ações dos personagens, vamos também encontrar textos fora das caixas de ações dos mesmos ou efeitos originários de cenários, cards de habilidade ou ate mesmo de suportes. Esses textos são chamados de textos permanentes. Basicamente, temos 2 tipos de efeitos gerados por eles:

1-Ativado (Desencadeado) – Normalmente dependem de algum acontecimento para se ativarem (algumas vezes apenas depende da escolha do jogador). Seus efeitos normalmente costumam sair da pilha (local imaginário para onde 1 ou mais efeitos vão e são resolvidos na ordem de escolha do controlador da etapa ou fase) depois que são resolvidos ou podem durar ate o final do turno (mesmo quando a origem do efeito sai de cena como é o caso de Planar Invisível).

Exemplos:

– Durante sua fase de preparação, uma vez por turno você, pode…

– Quando um personagem entrar em cena…

– Toda vez que um personagem usar uma ação…

– Quando este personagem for alvo de uma ação que cause dano…

– Quando este card for carregado de…

– Sempre que…

**Cards que possuem essa mecânica:

 

OBS: Cartas como “Misty Knight” que precisam fazer algo mais para gerar outro efeito só precisam fazer isso no momento de sua resolução. Você anuncia o efeito de Misty quando o personagem entrar em jogo e no momento de sua resolução declara se vai incapacitar ela ou não para causar o 1 penetrante.

1.1 Casos do tipo “Até o final do turno”-

Em alguns casos, efeitos do tipo ativado/desencadeado funcionam por um período maior de tempo. Normalmente em sua carta esse tempo vem especificado e seus efeitos continuam valendo até o fim da etapa/fase especificada mesmo que a origem do efeito seja descarregada de um personagem ou retirada de cena. Ações também podem conter esse tipo de texto dentro de sua janela:

 

1.2 Casos do tipo “Obrigação x Opção, Pode x Não pode e Ganha x Perde”

Muitas vezes os efeitos desencadeados nos mandam ou pedem para fazer algo como parte de seu efeito. Em alguns casos somos obrigados a cumprir o texto, mas em outros não. Toda vez que temos no texto a palavra “Pode” entenda como uma opção sua de realizar algo ou não dependendo de sua vontade. O card “Artefato Falso” te da a opção de poder colocar um Item Único carregado por um personagem ou suporte do adversário na base do deck. O controlador do cenário não é obrigado a fazer isso, porem, será obrigado a comprar um card caso não escolha a primeira opção. Temos também o caso do card “Múltiplas Opções” que te permite “Poder” comprar um card quando um personagem que você controla usa uma ação de elasticidade. Novamente, o jogador não é obrigado a comprar um card.

 

Ainda sobre casos em que você “pode” realizar algo, o termo “pode” sempre deverá respeitar as regras do jogo.  Se uma carta diz que você pode usar uma ação no turno que entra (termo novo chamado de Prontidão) então você poderá quebrar a regra de não usar ações no turno que entra. Porém, caso a ação utilizada te permita usar uma segunda ação após a primeira, se certifique que essa segunda ação também tenha ou ganhe prontidão de alguma forma. Idem para outros efeitos onde em um texto te permite fazer algo e um segundo texto te proíbe de fazer algo. Em todas as situações, sempre que um texto der permissão a um efeito e um outro proibir, persevera sempre o negativo.

 

Entrada triunfal é um exemplo de carta com uma ação que pode ser utilizada no turno que entra. Seu texto de ação permite usar mais uma ação no turno (dando prontidão também a próxima ação). Como já dito, cards que tiram algo prevalecem sobre os que dão algo. O card “Joia do Infinito” neste caso não deixa os personagens usarem ações no turno que entram graças ao seu efeito estático. Alias, já falei sobre os efeitos estáticos?

 

2-Estáticos: Normalmente seus efeitos começam a funcionar no exato momento que são colocados na mesa (personagens ou suportes) ou carregados (no caso de cards de habilidade ou personagens/suportes sendo carregados por outros com mesmo alter ego ou nome). Cards afetados por efeitos estáticos já são colocados na mesa com seus atributos alterados ( eles não entram e mudam).Os mesmos efeitos costumam parar de funcionar quando os cards que originam o efeito saem de cena( Personagens, suportes ou cenários) ou quando não estão mais sendo carregados em um personagem ou suporte. Embora não venha escrito na carta, seus efeitos costumam desligar no final do turno e religar no inicio do próximo turno.

Exemplos:

– Os personagens não podem usar ações no turno que entram.

– As ações custam x

– Todos os personagens têm ou ganham +1 ou -1(escudo) ou qualquer outro poder, filiação ou alinhamentos (heróis/vilões)

**Cards com essa Mecânica:

 

Exemplo de uma situação em que o efeito permanente desativa no final do turno e reativa no inicio do próximo causando alteração no estado de jogo:

 

+Ninrod da a filiação X-Mem ou Irmandade a um personagem em cena. Caso você escolha um personagem que você controle e caso também controle Apocalipse, o personagem escolhido ira perder a filiação dada por Ninrod e ganhara a filiação Cavaleiro do Apocalipse. No final do turno, ambos os efeitos se interrompem (o do Apocalipse momentaneamente). No inicio do próximo turno (antes da contagem ser realizada) novamente o texto permanente do Apocalipse volta a funcionar. O personagem antes escolhido pelo controlador de Ninrod não tem sua filiação alterada novamente já que o texto do Ninrod não foi reiniciado.

OBS: Muitos cards podem possuir em seu texto ambos os efeitos (desencadeados e estáticos):

Por hoje é só pessoal. Até a próxima!

Contato:

https://www.facebook.com/handre.macedo

Anúncios

3 comentários em “Entendendo o Jogo #2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s